Haikai para mim é um pequeno poema carregando uma visão infinita da vida... Uma ótima informação está no www.nipocultura.com.br - a forma de poesia haikai, ou haicai aportuguesado, haiku para os japoneses, de apenas 17 sílabas, é a composição de imagens que, como na linguagem cinematográfica, parte de um cenário geral para o particular, ou, como ensina Bashô, da “permanência” para a “transformação” ou “percepção momentânea” apenas sugerindo, mostrando de relance, cabendo ao leitor sua interpretação, “o que (interpretação do leitor) faz da imperfeição do haiku uma perfeição de arte”, como diz Yone Noguchi. A ação se passa no presente e neste sentido, se diz que o haicai é infindável, sua mensagem está sempre ali visível, como uma pintura de imagens. É o retrato de um momento de êxtase, onde o mínimo sugere o máximo, mais omite do que diz e por isso, é preciso mais interpretar do que entender. Nas palavras de Haroldo: “no pensamento por imagens do poeta japonês, o haicai funciona como uma espécie de objetiva portátil, apta a captar a realidade circunstante e o mundo interior, e a convertê-los em matéria visível”. Ou como resume Eisenstein: “o haicai é um esboço impressionista concentrado”.
Oi, gaivota. Já estava sentindo falta de tuas poesias, linda esta última!Também postei algumas novas e outras que estavam guardadas e amareladas pelo tempo.Bjs.
Jamais apagaria ensinamentos... Obrigada Luis Alfredo, te agradeço de coração por partilhares teu conhecimento! Abraços! Espero que continues me visitando e fazendo suas considerações!
6 comentários:
Linda e tomara seja calminha...beijos,ótimo dia e tudo de bom! Linda semana!chica
Oi, gaivota. Já estava sentindo falta de tuas poesias, linda esta última!Também postei algumas novas e outras que estavam guardadas e amareladas pelo tempo.Bjs.
Teus haikais são verdadeiras fotografias!
A gente lê e vê o que você escreve, sem precisar de ilustração.
Sabe o nome disso? TALENTO! DOM! VOCAÇÃO! Ou o nome que quiserem dar pra essa iluminação que você tem pra perceber e escrever as coisas da vida...
Adorooooo!
Um beijo, beijo!
E quando vem a chuva eis que a terra sente saciada sua sede.
Cadinho RoCo
É prosa. Muito óbvio e explicadinho
(leia e se quiser, pode apagar que não me ofendo)
Jamais apagaria ensinamentos...
Obrigada Luis Alfredo, te agradeço de coração por partilhares teu conhecimento!
Abraços! Espero que continues me visitando e fazendo suas considerações!
Postar um comentário