Haikai para mim é um pequeno poema carregando uma visão infinita da vida... Uma ótima informação está no www.nipocultura.com.br - a forma de poesia haikai, ou haicai aportuguesado, haiku para os japoneses, de apenas 17 sílabas, é a composição de imagens que, como na linguagem cinematográfica, parte de um cenário geral para o particular, ou, como ensina Bashô, da “permanência” para a “transformação” ou “percepção momentânea” apenas sugerindo, mostrando de relance, cabendo ao leitor sua interpretação, “o que (interpretação do leitor) faz da imperfeição do haiku uma perfeição de arte”, como diz Yone Noguchi. A ação se passa no presente e neste sentido, se diz que o haicai é infindável, sua mensagem está sempre ali visível, como uma pintura de imagens. É o retrato de um momento de êxtase, onde o mínimo sugere o máximo, mais omite do que diz e por isso, é preciso mais interpretar do que entender. Nas palavras de Haroldo: “no pensamento por imagens do poeta japonês, o haicai funciona como uma espécie de objetiva portátil, apta a captar a realidade circunstante e o mundo interior, e a convertê-los em matéria visível”. Ou como resume Eisenstein: “o haicai é um esboço impressionista concentrado”.
Nem imagens q valem mil palavras nem palavra q vale mil imagens. Palavras e imagens que se completam dispostas no quadro. Belo blog. A concisão, quando bem usada, é a melhor forma de não acabar no ponto final.
Belissimo haicai!! Parabéns!! Hoje eu vim te agradecer pelo seu comentário e leitura sobre minha entrevista no Blog Poetas de Marte. Obrigada pelo carinho. Te sigo.Beijos
15 comentários:
Bela imagem e muito bem construído haicai!
Céu
No firmamento
Nuvens alvas excitam
Meu pensamento
Imaginação voa
Com os pedaços de nuvens
caminhando no azul
Querida gaivota
Amei.
Bjs
Como eu gosto de as observar, e inventar figuras...
Bjs
Prezados amigos,
A coluna Haicais de Domingo(http://poetasdemarte.blogspot.com)parece não estar atualizando.
Visite-nos mesmo assim. A entrevista dessa semana é com Raul Motta.
Desde já agradeço a presença de vocês!
Muita Paz!
LINDÍSSIMO haicai e bela imagem.Adoooooro!!!beijos,tudo de bom,chica
Nem imagens q valem mil palavras nem palavra q vale mil imagens. Palavras e imagens que se completam dispostas no quadro. Belo blog. A concisão, quando bem usada, é a melhor forma de não acabar no ponto final.
Nuvens que voam livres como nossa imaginação.Parabéns.
Caro(a) amigo(a)
Confira depois a entrevista com Marli Franco em http://poetasdemarte.blogspot.com
Muito obrigado!
Lindo!...As nuvens ocultando em mistério o Reino dos Céus, mas não impedindo a escalada de nosso ideal do mesmo!...Parabéns!!!
Queria convidá-lo(la) a visitar a coluna Haicais de Domingo(http://poetasdemarte.blogspot.com). A entrevista de hoje é com Vilma Piva.
Obrigado e muita Paz!
Belissimo haicai!! Parabéns!!
Hoje eu vim te agradecer pelo seu comentário e leitura sobre minha entrevista no Blog Poetas de Marte.
Obrigada pelo carinho. Te sigo.Beijos
Essa imagem tem uma perspectiva fantástica e realmente as nuvens foram mto bem destacadas por ti!
Beijos.
poucas palavras grandes pensamentos.
vem deixar um bom dia:
As águas do rio –
Suaves também caminham
As nuvens no céu
Beijos.
Teresa Cristina.
Postar um comentário