Haikai para mim é um pequeno poema carregando uma visão infinita da vida... Uma ótima informação está no www.nipocultura.com.br - a forma de poesia haikai, ou haicai aportuguesado, haiku para os japoneses, de apenas 17 sílabas, é a composição de imagens que, como na linguagem cinematográfica, parte de um cenário geral para o particular, ou, como ensina Bashô, da “permanência” para a “transformação” ou “percepção momentânea” apenas sugerindo, mostrando de relance, cabendo ao leitor sua interpretação, “o que (interpretação do leitor) faz da imperfeição do haiku uma perfeição de arte”, como diz Yone Noguchi. A ação se passa no presente e neste sentido, se diz que o haicai é infindável, sua mensagem está sempre ali visível, como uma pintura de imagens. É o retrato de um momento de êxtase, onde o mínimo sugere o máximo, mais omite do que diz e por isso, é preciso mais interpretar do que entender. Nas palavras de Haroldo: “no pensamento por imagens do poeta japonês, o haicai funciona como uma espécie de objetiva portátil, apta a captar a realidade circunstante e o mundo interior, e a convertê-los em matéria visível”. Ou como resume Eisenstein: “o haicai é um esboço impressionista concentrado”.
O inverno quando desperto também desperta ambientes escondidos.Muito bom seu blog de haikai, gostei muito e já sigo. Obrigado pela visita ao haikai nos ventos.
7 comentários:
Muito lindo! Que bom que te animaste hoje.E a chuva aqui tá bem com cara de inverno!beijos,chica
Que linda postagem.Fiquei feliz com a sua volta. Bjs.
Frio, inverno, solidão... Mas carregamos na alma emoção.
Bjos
Zelia
O inverno quando desperto também desperta ambientes escondidos.Muito bom seu blog de haikai, gostei muito e já sigo. Obrigado pela visita ao haikai nos ventos.
Que linda postagem!
Bjs
E esse inverno tá danado.Minha filha falou que ele está dando bem sua carinha por aí,né?Passando pra agradecer o carinho e deixar um beijo!chica
as mãos não alcançam
o caqui amarelo no pé
estará maduro?
petrô
Postar um comentário